Uma jornada de amor pela docência:

Conheça a história inspiradora por trás da Letra Educação

Assim nasceu a Letra...

Desde pequena, Cacau já sonhava com a docência. Sua brincadeira preferida era brincar de “dar aula”. Sua mãe, dona Lourdinha, proporcionava-lhe materiais e ambientes para que o faz de conta fosse cada vez mais divertido e estimulante.


O tempo passou, Cacau cresceu e, enfim, chegou o momento da tal sonhada faculdade. Por influência da sua irmã Fabiana que cursava Fonoaudiologia, lá em Goiânia, Cacau seguiu o mesmo caminho. Também em Goiânia, na escola da tão querida tia Zizinha, Cacau foi fazer o estágio obrigatório em leitura e escrita. Durante todo esse tempo, a sobrinha realizava muitas trocas teóricas sobre Fonoauliologia e Pedagogia com tia Zizinha, que é professora e mestre em educação. Nesta época, Fabiana havia se formado e já trabalhava atendendo crianças com Síndrome de Down.

Cacau encantou-se logo de início com todo o ambiente escolar e, a cada dia, seu desejo de ter uma escola foi ficando cada vez maior… Assim, após terminar a graduação em Fonoaudiologia, ela fez duas pós-graduações na área de Educação (Educação Infantil e Alfabetização). De volta a BH, Cacau foi trabalhar em escola e decidiu cursar Pedagogia. Nessa época, Fabiana já trabalhava atendendo em clínica fonoaudiológica, assim como dona Lourdinha atendia psicologia clínica. Assim, com a história e a experiência de cada uma, nasceu a Letra: uma escola comprometida com o acolhimento, olhar atento à infância e escuta ativa às crianças e às famílias. Nesta perspectiva, a Letra preza por uma equipe de trabalho altamente qualificada, tendo em seu corpo docente profissionais com formação e competência para estimular e impulsionar o desenvolvimento infantil e a apropriação de novos conhecimentos.

letra, muito mais que um nome

Nossa marca foi idealizada a partir do propósito da LETRA com a Educação Infantil. Somos uma escola que fundamenta sua prática pedagógica em valores, como respeito mútuo, cooperação, gratidão, perseverança, gentileza e elegância nas atitudes do dia a dia. Temos um compromisso com o respeito ao tempo da infância. Assim, pelo viés da ludicidade e das criações infantis, os mascotes Lola e Joca conduzem nossos pequenos pelos caminhos do letramento.

Nossa escola

Nossa escola possui espaços lúdicos projetados para atender a 1ª infância, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo MEC, destinados a garantir a segurança e a autonomia da criança em ambiente escolar.

Rampas de acesso aos espaços – acessibilidade

Elevador

Salas amplas e arejadas

Espaços ao ar livre

Jardins

Brinquedoteca

Pátio Coberto

Sala sensorial

Sala Corpo e Movimento

Sala de Psicomotricidade

Ateliê de artes

Areia

Minicidade

Banheiros Adaptados e estruturados

Mobiliário adequado

Refeitório

Berçário amplo e estruturado

nossa proposta educativa

educação construtivista

Como a criança aprende?

Por considerar que a criança aprende por meio da interação com o meio físico e social em que está inserida, o construtivismo contempla a ideia de que o conhecimento é resultado da construção pessoal de cada indivíduo. Nesta proposta, o professor assume o papel de mediador do processo ensino-aprendizagem.

O Construtivismo destaca-se em relação a outras propostas de ensino pelo fato de conceber o conhecimento não como fim em si mesmo, mas como meio para o desenvolvimento de habilidades/competências nas crianças que lhes permitam dar sentido a aprendizagem. Desse modo, elas desempenham um papel ativo na construção do conhecimento quando são incentivadas a explorar, questionar, experimentar, levantar hipóteses, confrontar ideias e descobrir por si mesmas, em vez de apenas receber informações passivamente. Nesse contexto, são estimulados o pensamento crítico, a autonomia e a criatividade das crianças.

Design sem nome (2)

A importância da primeira infância

É na primeira infância que a criança desenvolve intensamente as  primeiras ferramentas para o convívio social e desenvolve as primeiras noções de valores morais. É imprescindível que um conjunto de regras, essência da moralidade, seja estimulado e praticado diariamente, desde a mais tenra idade: compartilhar brinquedos e materiais, devolver o que pegou emprestado, colocar as coisas de volta no lugar, cuidar dos pertences individuais e coletivos, brincar dentro das regras estabelecidas, criar combinados, pedir desculpas quando necessário, respeitar as diferenças, praticar a gentileza…

Como ocorre o processo de adaptação na Letra?

Por que escolher a Letra Educação Infantil?

A LETRA possui o selo Escola Legal, conferido pelo SINEPE-MG às escolas associadas. Essa certificação assegura às famílias que a escola destaca-se na qualidade e na ética dos serviços educacionais prestados.

A primeira infância envolve muitas descobertas sobre si mesmo e o mundo, fortalecimento de relações e vínculos sociais e construção de conceitos que serão o repertório para novas aprendizagens. Assim, as vivências e experiências que uma criança tem na primeira infância impactam todo o processo de conhecimento e relacionamento que ela terá ao longo da vida.

respeito mútuo, cooperação, gratidão, perseverança, gentileza e elegância nas atitudes do dia a dia.

Valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Brincadeiras: o brincar está presente na escola e assume um papel de total relevância nas aprendizagens. Brincar e interagir são os eixos de todas as vivências cotidianas.

A LETRA coloca o aluno no centro de toda sua ação pedagógica, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Todos os espaços, tempos e educadores estimulam a criança a solucionar problemas por meio de um agir lúdico, criativo e compartilhado. Com a proposta dos projetos investigativos, a LETRA propicia à criança a oportunidade de criar estratégias de organização, a problematizar e a buscar por novos conhecimentos.

estimulando o desenvolvimento pleno de cada criança.

A partir do Maternal II (2 anos) as crianças têm aulas de Inglês todos os dias. As intervenções na Língua Inglesa são mediadas por professora especializada, por meio de músicas, jogos, brincadeiras, festividades e ambientação dos espaços. Assim, as crianças são estimuladas por meio da imersão no idioma em situações contextualizadas e vivenciadas de forma significativa pelas crianças.

rua tranquila aqui no Buritis, estacionamento fácil e próximo aos comércios.

comprometidos com a proteção e segurança das crianças, seguimos todos os protocolos exigidos para a educação infantil no Brasil.

onde estamos?

R. Orlando Moretzsohn, 106 – Buritis, Belo Horizonte – MG, 30575-300