Vender on-line é uma tendência que se consolidou com a pandemia. Saiba como potencializar as vendas pela internet
As vendas on-line não são novidade, embora tenham se diversificado bastante desde 2020. Mesmo o empreendedor mais resistente ao digital, se viu forçado a ceder às vendas pela internet durante a pandemia para conseguir manter o negócio.
Da mesma forma que as lojas físicas cederam, muitos consumidores que não tinham o hábito de comprar pela internet, conheceram essa possibilidade em meio a pandemia e constataram as vantagens de comprar on-line. Pagar por um produto e recebê-lo sem precisar sair de casa, era um receio que se transformou em comodidade.
A Neotrust, empresa que monitora mais de 80% do e-commerce brasileiro, revelou que as vendas on-line registraram um faturamento recorde no ano passado, movimentando mais de R$161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.
“No entanto, a loja virtual cria na cabeça das pessoas a ideia de que a venda é espontânea, mas não é bem assim. Ter um perfil comercial nas redes sociais não é a solução, é o primeiro passo”, comenta o publicitário e especialista em Google Ads, Guilherme Vital.
Segredos para faturar mais: investir em conveniências e tráfego pago
Para o especialista, as pequenas e médias empresas devem apostar no que as grandes marcas não conseguem oferecer. “Uma gigante do varejo não consegue entregar tão rápido. Lojas locais têm mais facilidade em oferecer uma entrega expressa para o cliente da mesma cidade”, explica. Além disso, Guilherme acredita que um atendimento menos automático e mais humanizado colabore para a fidelização do cliente. “A empresa está no caminho certo quando chama o cliente pelo nome, comunica o status do pedido, estabelece contato pós-venda e pede uma avaliação da compra no Google”, diz.
Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma loja on-line também implica em desenvolver ações para fomentar a venda. “Uma loja física também depende de iniciativas para movimentar o fluxo de caixa. Vender on-line não é diferente, exige ação. Investindo em boas ferramentas de tráfego pago, o cliente consegue potencializar suas vendas e ter um bom retorno financeiro”, garante o especialista.